Soluções de Engenharia Natural

You are here: Home / Soluções de Engenharia Natural

Numa primeira análise, é determinante identificar o problema que se verifica no local, e definir os objectivos da intervenção, para que possamos avaliar quais as técnicas mais adequadas à resolução desse mesmo problema. As técnicas de engenharia natural são aplicadas em diferentes áreas de intervenção, de forma isolada ou combinadas entre si.

A combinação destas soluções permite a maximização dos objectivos técnicos (protecção contra a erosão, estabilização de solos e taludes, consolidação), com objectivos de natureza estética e paisagística, de conservação da natureza, de segurança ambiental (protecção contra o ruído, filtração de poluentes atmosféricos, etc.), restauro ecológico, entre outras.

Se estivermos na presença de um problema de controlo de erosão, será somente necessária, a aplicação de técnicas de revestimento e cobertura, que assegurem uma rápida e eficiente protecção da superfície do solo, potenciando uma melhoria dos balanços térmicos e hídricos, o sombreamento e a activação biológica do solo.Categorias TENEm situações de terrenos instáveis em profundidade, serão necessárias soluções de estabilização, com o objectivo de desviar e anular acções mecânicas, promovendo a consolidação e agregação do solo em profundidade, geralmente com recurso a técnicas que asseguram uma armação do terreno em profundidade.

Quando o objectivo da intervenção é a consolidação de terrenos que sofreram movimentos de massa profundos, as soluções mais indicadas, são as que se caracterizam por apresentar uma estrutura construtiva mais complexa, mas de grande eficácia, onde a sua robustez permite um imediato efeito de consolidação, tanto em margens fluviais, como em taludes.

Junto com as técnicas construtivas propriamente ditas, devem-se utilizar outras técnicas que completam as anteriores, mas que não cumprem um objectivo primordial de estabilização ou de protecção contra a erosão. É o caso da plantação de espécies lenhosas com o objectivo de acelerar o desenvolvimento da sucessão e do coberto vegetal, instalação de ilhas flutuantes para sistemas fito-depuradores, criação de barreiras acústicas, sistemas de drenagem, etc.